O Sol é uma fonte suprema de energia à escala humana. A sua radiação visível e invisível fornece-nos energia fotaica e térmica absolutamente indispensável para qualquer forma de vida no planeta.
A conjugação de sol, água e atmosfera proporcionou o desígnio da existência de organismos vivos fazendo do próprio planeta um organismo vivo.
Desde o domínio do fogo temos ao longo da nossa evolução como humanos, seres racionais e inteligentes, usado recursos locais e disponíveis para a obtenção da energia que precisamos, usando a nossa criatividade.
Esta criatividade destingue-nos das restantes espécies como seres racionais.
Passamos conhecimento de geração em geração de forma oral ou documental, que fomos aperfeiçoando ao longo da nossa existência.
Porque este conhecimento vai sendo ampliado em vários domínios fomos aperfeiçoando a obtenção de energia a partir de recursos fósseis, como o carvão mineral, o petróleo, o gás natural.
Qualquer forma de energia pode ser obtida por conversão de potenciais.
Tomando por exemplo a energia térmica esta pode ser obtida pela combustão de carvão ou pela conversão de energia elétrica utilizando engenhos (resistências) pensados e desenvolvidos pela criatividade humana.
Usados intensivamente desde o final do século XVII, chegamos ao ponto de não retorno em matéria de recursos energéticos locais e disponíveis.
A criatividade foi dirigida para formas de energia renovável e sendo a energia elétrica a de conversão mais fácil construímos com base nos antigos moinhos de vento as barragens hidroelétricas e mais recentemente os parques eólicos de aerogeradores.
O silício, elemento de grande abundancia em areias, tratado e polarizado com substancias condutoras deram origem aos painéis fotovoltaicos, que adquirem potencial elétrico na presença de luz solar. Estes painéis têm sido massivamente produzidos em países onde a tecnologia está disponível.
O sol é um dos recursos que não se esgota. Limpo, livre de emissão de gases com efeito de estufa, absolutamente democrático, pois a cada dia que sucede a noite quando nasce é para todos.
A noite deveria ser o problema, mas também aqui a criatividade deu origem a baterias depósitos de energia, que devidamente regulados podem trazer a luz às trevas.Estamos felizmente condenados a usar o sol como recurso maior.
Acessível para a nosso conforto térmico, luminoso, para a mobilidade, para o ócio, para a cultura, gastronomia…
Viva o sol, longa vida ao solar.